15 de janeiro de 2026
Politica

O pedido de Lula para Haddad durante almoço na Granja do Torto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que concorra ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. Lula almoçou nesta quarta-feira, 14, com Haddad, na Granja do Torto. O encontro durou três horas e não teve outros convidados.

Candidato ao quarto mandato, o presidente precisa de um palanque forte em São Paulo e o PT não tem outro nome de peso para entrar no páreo no maior colégio eleitoral do País. Não é só: Haddad é o mais cotado nas fileiras do partido para ser o sucessor de Lula, em 2030.

No diagnóstico do presidente, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tanto pode disputar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes como entrar na última hora na corrida pelo Planalto.

Lula e Haddad: presidente conta com chefe da equipe econômica para reforçar palanque em São Paulo
Lula e Haddad: presidente conta com chefe da equipe econômica para reforçar palanque em São Paulo

Haddad disse que deixará o comando da Fazenda no fim deste mês e terá uma espécie de período “sabático” para reflexão sobre o futuro político. O indicado por ele para a sua cadeira é o atual secretário executivo, Dario Durigan. Pela lei, os ocupantes de cargos públicos que vão concorrer a cargos eletivos devem se desincompatibilizar até o início de abril.

O chefe da equipe econômica tem afirmado que não gostaria de ser candidato nas próximas eleições, nem mesmo ao Senado, e preferiria coordenar o novo programa de governo de Lula. Em 2022, ele perdeu a disputa para Tarcísio no segundo turno.

No Palácio do Planalto e no PT, porém, há uma avaliação unânime de que Haddad não terá como negar o pedido do presidente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *