Kassab divulga vídeo em que Eduardo Leite diz querer disputar Presidência
O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, publicou na noite desta terça-feira, 20, em seu perfil no X, um vídeo em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirma querer disputar a Presidência da República. A divulgação ocorre dias depois de Kassab declarar que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), reuniria melhores condições para entrar na corrida presidencial caso o partido opte por lançar candidatura própria.
Na quarta-feira passada, 14, Ratinho afirmou que aceitaria o “desafio” de concorrer ao Planalto se for o nome escolhido pelo PSD.

No vídeo compartilhado por Kassab, Leite critica o populismo e defende a necessidade de apresentar soluções concretas para os problemas do País, em vez de atribuir responsabilidades a adversários políticos. Ao divulgar o conteúdo, Kassab classificou a proposta como “ousada”.
“Fica se discutindo a culpa desse, daquele, não gosta desse, não gosta daquele. Eu quero, sim, ser presidente da República, liderar um projeto com toda a energia para atacar os problemas, e não as pessoas”, afirmou Leite, em entrevista ao podcast Rivotalks.
“Eduardo Leite revela proposta ousada que teria como presidente” – entrevista do governador do RS ao podcast Rivotalks. pic.twitter.com/0Xo88BV2mX
— Gilberto Kassab (@gilbertokassab) January 20, 2026
No mesmo trecho, o governador pondera que, apesar da disposição pessoal, uma eventual candidatura ao Planalto está condicionada ao cenário político e à estratégia que vier a ser definida pelo PSD. Leite também menciona a posição de Kassab no sentido de apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida entrar na disputa presidencial. Segundo o gaúcho, a definição deve ocorrer nas próximas semanas.
“O PSD tem o meu nome, o nome do governador Ratinho, que também se apresenta. O próprio Kassab sempre manifestou que, se o Tarcísio se apresentar, há a possibilidade de apoiarmos. Dentro do campo bolsonarista, o Tarcísio fazia mais gestos ao centro do que o Flávio é capaz de fazer. Agora, quando o Flávio Bolsonaro se apresenta, isso aumenta as chances de o PSD ter um candidato”, disse.
Levantamento do AtlasIntel, divulgado nesta quarta-feira, 21, mostra que, em um eventual segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ratinho Jr., Lula aparece com 49% das intenções de voto, contra 39% do governador paranaense. Outros 12% se declararam indecisos ou não responderam.
Em um cenário entre Lula e Eduardo Leite, o presidente registra 48%, enquanto o governador gaúcho soma 23%.
A pesquisa ouviu 5.418 pessoas, por meio virtual, entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto porcentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02804/2026.
Leite pede respeito sob vaias em evento com Lula
Nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite foi alvo de vaias durante uma solenidade no Rio Grande do Sul que contou com a presença do presidente Lula. As manifestações ocorreram enquanto autoridades discursavam no evento e expuseram resistências ao chefe do Executivo estadual entre parte do público presente.
“Este é o amor que venceu o medo? Não, ‘né’. Então, vamos respeitar, por favor. Eu estou aqui cumprindo o meu dever institucional, em respeito ao cargo que exerço, em nome do povo do Rio Grande do Sul, com respeito ao presidente da República. Todos nós aqui, eu e o presidente, fomos eleitos pelo mesmo povo, eu respeito o cargo do presidente da República e peço respeito”, afirmou Eduardo Leite.
Enquanto Leite protestava contra as vaias, Lula, que estava próximo, fazia gestos para a plateia parar.
