Caso Master: Oposição pede impeachment de Ibaneis, citado em depoimento de Vorcaro
A oposição ao governo do Distrito Federal apresentará nesta sexta-feira, 23, um pedido de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) após ele ser mencionado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em depoimento à Polícia Federal (PF), como mostrou o Estadão. O documento será protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) por parlamentares do PSB e do Cidadania.
Vorcaro afirmou à PF que tratou com o governador da venda da empresa ao Banco de Brasília. O empresário citou também que Ibaneis Rocha já esteve pessoalmente em sua casa. O governador é o primeiro político citado por Vorcaro nas investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
Procurado, Ibaneis disse que não conversou com Vorcaro sobre o assunto e afirmou que esteve apenas uma vez na casa do empresário por ter sido convidado para um almoço. “Estive uma vez a convite para um almoço, quando conheci ele. Entrei mudo e saí calado”, disse.
O rombo do BRB é estimado em R$ 4 bilhões. A PF e o Ministério Público Federal apontaram indícios de que o Master vendeu R$ 12,2 bilhões em carteiras inexistentes ao banco estatal.
Como informou a Coluna do Estadão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrou em conversas recentes que a gestão local dê um socorro financeiro ao BRB, que pode sofrer uma intervenção do BC.
