23 de janeiro de 2026
Politica

Caso Master: Oposição pede impeachment de Ibaneis, citado em depoimento de Vorcaro

A oposição ao governo do Distrito Federal apresentará nesta sexta-feira, 23, um pedido de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) após ele ser mencionado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em depoimento à Polícia Federal (PF), como mostrou o Estadão. O documento será protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) por parlamentares do PSB e do Cidadania.

Vorcaro afirmou à PF que tratou com o governador da venda da empresa ao Banco de Brasília. O empresário citou também que Ibaneis Rocha já esteve pessoalmente em sua casa. O governador é o primeiro político citado por Vorcaro nas investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

Procurado, Ibaneis disse que não conversou com Vorcaro sobre o assunto e afirmou que esteve apenas uma vez na casa do empresário por ter sido convidado para um almoço. “Estive uma vez a convite para um almoço, quando conheci ele. Entrei mudo e saí calado”, disse.

O rombo do BRB é estimado em R$ 4 bilhões. A PF e o Ministério Público Federal apontaram indícios de que o Master vendeu R$ 12,2 bilhões em carteiras inexistentes ao banco estatal.

Como informou a Coluna do Estadão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrou em conversas recentes que a gestão local dê um socorro financeiro ao BRB, que pode sofrer uma intervenção do BC.

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *