27 de janeiro de 2026
Salvador

Prefeitura inaugura passagem de fauna na Avenida Pinto de Aguiar para reduzir atropelamentos de animais silvestres

Foto: Ascom Secis
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entrega nesta terça-feira (27) a passagem de fauna implantada na Avenida Pinto de Aguiar, em frente ao condomínio Vista Patamares. A estrutura é similar a uma ponte aérea, permitindo a travessia segura de animais silvestres por cima da via e contribuindo para a redução de atropelamentos, a preservação da fauna local e a conexão entre áreas verdes.

A passagem de fauna integra ações de infraestrutura ambiental voltadas à proteção da biodiversidade urbana e à segurança viária em uma das vias de maior fluxo da cidade, que corta áreas consideradas sensíveis do ponto de vista ambiental.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em articulação com outros órgãos da gestão municipal, dentro da agenda estratégica de sustentabilidade e resiliência urbana.

Segundo o titular da Secis, Ivan Euler, a iniciativa representa um avanço na relação entre mobilidade e meio ambiente. “A entrega dessa passagem de fauna representa um marco importante para Salvador. Estamos mostrando, na prática, que é possível pensar a cidade de forma integrada, protegendo a biodiversidade e promovendo segurança tanto para os animais quanto para as pessoas”, afirma o secretário.

A Avenida Pinto de Aguiar tem um histórico de impactos da mobilidade urbana sobre os ecossistemas locais, o que motivou a adoção de medidas de mitigação. Para o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, a passagem de fauna está alinhada às diretrizes municipais de sustentabilidade. “Essa é uma ação que dialoga diretamente com o nosso compromisso com a sustentabilidade e a resiliência urbana. Cada intervenção como essa ajuda a construir uma Salvador mais equilibrada, que respeita a vida em todas as suas formas”, avalia Resch.

Ainda de acordo com a Secis, a implantação da passagem de fauna segue as diretrizes do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC) e das políticas municipais de proteção ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *