Com apoio da FGM, série ‘Salvador Pelo Avesso’ faz pré-estreia no SESI Casa Branca
Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão Thaís Seixas
Foto: Luiz Otávio Freire
O SESI Casa Branca recebeu, na noite desta quarta-feira (28), a pré-estreia da série ‘Salvador Pelo Avesso – De Férias no Subúrbio’, produção audiovisual que lança um olhar sensível e bem-humorado sobre os territórios da Cidade Baixa e do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A produção contou com o apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos (FGM) por meio do edital Gregórios – Ano IV.
Dividida em 12 episódios de curta duração, a série é uma produção autobiográfica que acompanha a família ‘Os Deraldos’ em um roteiro de férias pelas praias e comunidades do Subúrbio, como Ribeira, Boa Viagem, São Tomé de Paripe e Ilha de Maré. A pré-estreia reuniu realizadores, artistas e convidados, entre eles o diretor, produtor e ator da série, Alan Miranda. Ele ressalta a importância dos editais de fomento para a liberdade criativa e a experimentação artística. “É um espaço de criação, de falar da gente, da Cidade Baixa, e de trabalhar dramaturgia mesmo em formatos diferentes”.

Para Talis Castro, gerente de Artes e Fomento da FGM, a série dialoga diretamente com os princípios que orientam as políticas culturais da instituição. “É de extrema importância que a gente contemple projetos que contem a cidade de Salvador como um todo. Quando falamos de cultura e arte, estamos falando de toda a cidade”, destaca.
A atriz Jane Santa Cruz, que interpreta a personagem Neide, destacou que a produção amplia o olhar sobre a baianidade ao colocar o Subúrbio e a Cidade Baixa em evidência. “São lugares visitados, mas ainda desconhecidos por muita gente da própria cidade. Como atriz e vivente de Salvador, foi uma grande realização”, pontua.

