Haddad diz que está conversando com Lula sobre eleições: ‘Vamos ver quem convence quem’
BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 3, ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as eleições de 2026. “Vamos ver quem convence quem”, disse o ministro em entrevista à Rádio Bandnews. Ele repetiu que gostaria de participar da campanha do Lula neste ano.
Na semana passada, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, voltou a dizer que Fernando Haddad deve ser candidato nas eleições de 2026. Segundo ela, todos os auxiliares do presidente com força eleitoral precisam “vestir a camisa” para enfrentar a direita nos Estados.
Na entrevista, Fernando Haddad avaliou ainda que o palanque de 2022 deveria ser uma espécie de guia para as eleições deste ano, ao falar da frente ampla com nomes de diferentes linhas partidárias. Ele havia sido questionado sobre o nome da ministra Simone Tebet para eventual candidatura em São Paulo.
Cotado para concorrer ao Senado ou ao governo de São Paulo, Haddad já afirmou mais de uma vez que não tem a intenção de disputar as eleições deste ano. Na última semana de janeiro, ele disse que há nomes relevantes no campo partidário progressista, com resultados mostrados nas eleições de 2022.
O ministro já mencionou também em outras oportunidades que quer participar do comando da campanha à reeleição de Lula. O presidente se opõe ao plano e já disse, publicamente, que é impossível imaginar um político “da envergadura dele” deixando a Fazenda e “indo para casa”.
Sobre as contas públicas, Haddad afirmou que o Executivo continuará “exigente” com o fiscal ano a ano, mas depende do Congresso. Ele também disse não concordar conceitualmente com decisões judiciais que tiram receitas do cálculo do arcabouço.
