CPI do INSS adia depoimento de dono do Banco Master para 19 de fevereiro
BRASÍLIA – Presidente da CPI do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) anunciou o adiamento do depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, previsto para esta quinta-feira, 5. Agora, a comissão ouvirá o banqueiro no dia 19 de fevereiro. A informação foi dada em uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 3.

O adiamento foi anunciado após a defesa do banqueiro apresentar um pedido para mudar a data do depoimento. Segundo Viana, a defesa de Vorcaro alegou um problema de saúde. Viana disse concordar com o adiamento, contanto que a defesa não impetre um habeas corpus para evitar o comparecimento no futuro.
O parlamentar também afirmou que o ministro Dias Toffoli, do STF, concordou com o adiamento. “De acordo com o ministro, se há da parte dele, voluntariedade e se não houver o habeas corpus, o ministro fará a liberação para que ele possa estar conosco na CPI e trazer as informações. Pretendo oficializar amanhã a data de convocação”, disse o senador.
Questionado sobre se Daniel Vorcaro impetrar um habeas corpus e não comparecer no dia 19, Viana afirmou que irá determinar uma condução coercitiva.
“Agiremos como a constituição nos garante. Isso foi conversado com o ministro Toffoli, que ele terá de vir à CPI. Isso está acertado. Ele virá por boa vontade. Se não vier, usarei da minha autoridade como presidente da comissão, para trazê-lo aqui”, afirmou o senador.
