Transalvador inicia campanha educativa para reforçar segurança no entorno das escolas

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Letícia Silva/ Secom PMS
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, na última quarta-feira (4), a campanha educativa “Volta às Aulas – Comprometa-se com a Vida”, com foco na promoção da segurança viária no entorno das escolas da cidade. A iniciativa segue por dez dias e prevê ações educativas, com instalação de faixas e entrega de materiais informativos nas proximidades das unidades de ensino da capital.
A mobilização é conduzida pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) e ocorre em um período de intenso fluxo de veículos e pedestres nos horários de entrada e saída dos estudantes, sempre entre 11h30 e 13h30. O primeiro local contemplado foi o entorno do Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia.
Nesta quinta-feira (5), a programação da campanha segue para o Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Paralela, e, na sexta-feira (6), será a vez do Colégio Anchietinha, no Loteamento Aquários, na Pituba. Além disso, outras unidades escolares receberão a campanha em uma segunda etapa, após o Carnaval.
Durante as ações, equipes da Transalvador realizam abordagens educativas e distribuem cartilhas com orientações sobre comportamentos seguros no trânsito, especialmente voltadas para pais, responsáveis e estudantes.
“O principal objetivo da campanha é promover a segurança viária, especialmente no período de volta às aulas, prevenindo sinistros e sensibilizando pais e responsáveis sobre a importância de conscientizar as crianças para comportamentos éticos no trânsito, como parte da construção de uma cidadania ativa”, afirmou Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito.
A gestora destacou ainda que a iniciativa reforça orientações sobre o transporte seguro dos alunos. “Trabalhamos para orientar sobre o uso correto dos dispositivos de segurança, tanto em veículos particulares quanto no transporte escolar contratado, porque atitudes simples podem salvar vidas”, explicou.
Ainda de acordo com a gerente, o entorno das escolas é um ponto prioritário por concentrar grande volume de veículos em horários específicos. “Durante os períodos de entrada e saída para as aulas, o fluxo aumenta significativamente, o que exige ações educativas para evitar congestionamentos, conflitos no tráfego e sinistros. Muitas escolas estão localizadas em áreas classificadas como polos geradores de tráfego, o que reforça a necessidade desse trabalho”, pontuou.
A campanha também conta com a atuação integrada entre educação e fiscalização.
“A equação é simples. Educação para o trânsito mais fiscalização resulta em vidas salvas. Graças a esse trabalho contínuo, Salvador não registra sinistros do tipo atropelamento envolvendo crianças em áreas escolares há mais de cinco anos”, ressaltou Mirian.
A ação foi bem recebida pela população. O aposentado Kelson Maia, morador do bairro da Federação, que foi buscar os netos na escola durante a campanha, aprovou a iniciativa da Transalvador.
“Esse tipo de ação é fundamental, porque onde há circulação de crianças o cuidado com o trânsito precisa ser redobrado. A presença da Transalvador orientando os motoristas ajuda a garantir mais atenção e respeito, o que contribui diretamente para a segurança das crianças”, afirmou.
Para Mirian Bastos, a expectativa é de impacto positivo tanto na fluidez do tráfego quanto na segurança viária. “Esperamos contribuir para a proteção dos mais vulneráveis e despertar a consciência coletiva de que cuidar das nossas crianças é uma responsabilidade de todos, não apenas do órgão de trânsito, mas de cada cidadão”, concluiu.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/campanha-educativa-reforca-seguranca-no-entorno-das-escolas/ .
