10 de fevereiro de 2026
Salvador

Fiscalização mede emissão de poluentes de trios e veículos usados no Carnaval

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/Secom PMS

Uma atuação conjunta entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Transalvador realizou, nesta segunda-feira (9), vistoria para avaliar os gases poluentes emitidos pelos veículos que serão usados para o Carnaval de Salvador.

A atividade ocorreu na Central de Vistoria do Carnaval, localizada no Parque de Exposições, onde os trios elétricos e carros de apoio passam por inspeção desde o dia 26 de janeiro, incluindo ainda avaliações técnicas e documentais necessárias para a liberação dos veículos que irão desfilar na folia.

Na ação desta segunda, todos os veículos verificados e aprovados nos testes receberão um selo informando as condições em relação à emissão de gases poluentes. 

“Em 2025, realizamos a medição da qualidade do ar durante o Carnaval. De posse desses dados, poderemos comparar as emissões deste ano com os números do ano passado, tanto no circuito Barra-Ondina, como no Campo Grande. Dessa forma, Secis e Transalvador realizam esta ação como piloto, com uma quantidade menor de trios, dentre os 128 que participam da festa, realizando a aferição do escapamento dos veículos”, explicou o titular da Secis, Ivan Euler.

“O objetivo é verificar se aquele veículo está em boas condições de trânsito, com poucos poluentes emitidos, ou se apresenta algum problema na mecânica, que possa proporcionar uma combustão diferente, emitindo poluentes fora do padrão de qualidade.  Assim, entendendo melhor esse diagnóstico, poderemos orientar melhor sobre formas de diminuir a poluição nos circuitos da festa”, acrescentou o secretário.

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, destacou o caráter educativo da iniciativa desta segunda-feira.

“A ação deste ano ocorre de forma como um teste para que possamos, já no próximo Carnaval, expedir uma portaria que obrigue os proprietários de trios e geradores a realizar a manutenção preventiva destes equipamentos. A ideia é estabelecer este convênio, que terá ainda o Sest/Senat e a empresa Despoluir, para que, já em 2027, seja obrigatório que todos se adequem à questão da baixa emissão de gases poluentes.”

Responsável pelo programa ambiental da empresa Despoluir, vinculada ao Sest/Senat, a coordenadora Cleide Cerqueira avaliou a importância do trabalho para favorecer a sustentabilidade também durante o Carnaval. “É uma forma de conscientizar as pessoas de que o meio ambiente deve ser uma preocupação de todos, não apenas de empresas ou órgãos oficiais.”

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/fiscalizacao-de-poluentes-em-trios-e-veiculos-usados-no-carnaval/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *