9 de fevereiro de 2026
Salvador

Limpurb coleta até 65 toneladas de lixo por dia nas praias de Salvador no verão

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Texto: Nilson Marinho/ Secom PMS

Com 64 km de litoral apenas no território continental, Salvador possui uma das maiores faixas de praias urbanas do Brasil. Manter toda essa extensão limpa exige uma força-tarefa, sobretudo neste período do ano, quando a cidade recebe mais turistas. No verão, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) chega a coletar todos dias, em média, 65 toneladas de resíduos deixados para trás pelos banhistas.

O serviço faz parte das ações permanentes que ocorrem em toda a orla da cidade e envolve equipes que atuam diariamente na limpeza das faixas de areia, com atenção redobrada na alta temporada.

A operação conta com 100 agentes, que iniciam os trabalhos ao amanhecer, por volta das 6h, de segunda a sábado, atuando exclusivamente na limpeza da faixa de areia da orla. As atividades são apoiadas por 10 tratores com carreta reboque e sete tratores com cessadeira.

As equipes também utilizam aproximadamente 65 kits de praia distribuídos ao longo do litoral, além das novas “coqueiras”, equipamentos em formato de coco para descarte de resíduos, que ficam instalados em nove praias.

A limpeza é realizada em diferentes frentes. O serviço manual inclui a retirada de resíduos em toda a extensão das praias, do Subúrbio Ferroviário até a Praia de Ipitanga, além da catação em áreas verdes e do esvaziamento das cestas instaladas na orla.

Já a limpeza mecanizada envolve a retirada superficial de resíduos e a aeração da areia por meio da movimentação das camadas inferiores, permitindo a remoção de materiais enterrados. Os resíduos recolhidos são ensacados e levados para caixas e contêineres subterrâneos localizados próximos às praias, como na Barra e em outros pontos da orla.

Segundo o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, a atuação das equipes é contínua, mas depende também da colaboração dos frequentadores das praias.

“A limpeza das praias é um trabalho praticamente ininterrupto, realizado diariamente, em diferentes turnos, por equipes que atuam em toda a orla da cidade. No entanto, o apoio da população é essencial para manter esses espaços limpos. Vidros, palitos de churrasco e outros resíduos gerados na praia acabam sendo deixados na areia. Por isso, pedimos que cada pessoa faça a sua parte e descarte corretamente o lixo nos locais apropriados”, afirmou.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/coleta-de-lixo-nas-praias-de-salvador/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *