9 de fevereiro de 2026
Famosos

Associação critica personagem trans de novela da HBO Max

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgou uma nota criticando a escalação do ator Pedro Fasanaro para interpretar uma mulher trans na novela “Dona Beja”, da HBO Max.

 

Segundo a Antra, a produtora da novela, Floresta, e a dona do streaming, Warner Bros Discovery, erraram ao não escalar uma pessoa transexual para o papel de Severina, configurando uma prática de “trans fake”. 

 

O termo é usado pela comunidade LGBTQIAPN+ para criticar escalação de atores e atrizes cisgênero para interpretar personagens trans ou travestis. “Representar também é atuar com responsabilidade. Dizer não ao transfake é afirmar que nossas vidas e trajetórias importam”, afirma a associação. 

 

Em suas redes sociais, Pedro Fasanaro afirmou que definir a personagem como mulher trans “parte de um olhar contemporâneo” e que “no século 19, tempo em que essa história se passa, não existiam o letramento nem a consciência de gênero que temos hoje”. 

 

O artista afirmou ainda se identificar como uma pessoa não binária e “uma pessoa dissidente de gênero”. “E aí eu me pergunto, o tempo todo, em que lugar da transgeneridade eu preciso estar para poder trabalhar e viver plenamente”, questiona. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *