Salvamar monta operação para atender demandas nas praias durante o Carnaval

Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), montou uma operação especial para o período do Carnaval. Os agentes, que estão trabalhando desde o Furdunço, no último sábado (7), seguirão em ação até o arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 18.
A operação tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas, não só nos trechos dos circuitos oficiais, mas também nas demais praias onde a Salvamar atua, especialmente as que recebem um grande fluxo de pessoas.
O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, informa que serão 30 pontos entre o Jardim de Alah e Ipitanga, trecho no qual ocorrerão, por exemplo, os carnavais dos bairros da Boca do Rio e Itapuã. Já no Circuito Dodô (Barra/Ondina), serão duas bases fixas e cinco postos.
“Durante os festejos de pré-Carnaval e Carnaval, a Salvamar funciona em um formato diferente. Atuaremos no trecho habitual e também onde acontecem as festas. Na Barra e Ondina, teremos um serviço com equipes rotativas, alternando entre dia e noite, com turnos às 8h e às 20h”, afirma Dantas.
O coordenador reforça os cuidados que devem ser tomados durante o banho de mar na folia. “Este é um período em que registramos muitas ocorrências de afogamento, sobretudo envolvendo pessoas que consomem álcool e tomam banho de mar. Além disso, há muitos turistas, pessoas vindas do interior, que não estão habituadas com o banho de mar. Isso faz com que o afogamento seja potencializado. É bom curtir a festa, mas o banho de mar deve acontecer com cautela”, aponta.
Durante o período, os agentes da Salvamar farão o monitoramento constante das áreas com maior incidência de correntes de retorno, além de promover ações educativas com orientações diretas aos banhistas e atendimentos de primeiros socorros e resgates aquáticos, quando necessários.
Entre os cuidados destacados pela Salvamar, estão:
· Observar sempre as bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha);
· Evitar entrar no mar em áreas sinalizadas como perigosas;
· Não nadar após o consumo de bebida alcoólica;
· Evitar o banho de mar à noite ou em locais sem posto de salvamento;
· Deixar as crianças sempre sob supervisão de um adulto;
· Em caso de corrente de retorno, manter a calma e sinalizar para o guarda-vidas;
· Seguir todas as orientações repassadas pelas equipes da Salvamar;
· Procurar imediatamente o posto da Salvamar mais próximo em caso de emergência.
