Saúde de Salvador divulga lista de indústrias de gelo autorizadas para comercializar o produto no Carnaval

Texto e foto: Ascom SMS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador divulgou nesta terça-feira (10) a lista das indústrias de gelo autorizadas a comercializar o produto durante o Carnaval, após a realização de coletas e inspeções sanitárias. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas anualmente com o objetivo de garantir a segurança dos produtos consumidos pela população e pelos turistas durante a maior festa popular da cidade.
A iniciativa tem como foco o monitoramento das condições higiênico-sanitárias da fabricação do gelo, da qualidade da água utilizada no processo, do armazenamento dos produtos, além da utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos trabalhadores. Também são realizadas análises microbiológicas para verificar se o produto está dentro dos padrões exigidos pelo órgão de saúde.
Segundo Emanuela Brito, chefe do Setor de Alimentos, o trabalho preventivo é fundamental para reduzir riscos durante o período festivo. “O Carnaval concentra um grande número de pessoas e um alto consumo de alimentos e bebidas. Por isso, intensificamos as fiscalizações e coletas para garantir que o gelo comercializado esteja dentro dos padrões sanitários, protegendo a saúde da população e dos visitantes”, destacou.
Além das fábricas de gelo, a fiscalização da SMS se estende a hotéis, pousadas, buffets e serviços de self service da capital baiana. Nesses locais, são feitas coletas de alimentos para análise laboratorial, bem como a observação das condições de estocagem, higiene e manipulação dos alimentos.
O gelo pode oferecer potencial risco de contaminação por bactérias, especialmente do grupo dos coliformes. Quando o gelo é produzido a partir de água contaminada, o congelamento não é suficiente para eliminar todos os micro-organismos prejudiciais à saúde.
Por isso, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinam que o gelo seja fabricado exclusivamente com água tratada, filtrada ou mineral. Além disso, os sacos que armazenam o produto devem ser lacrados e mantidos em locais limpos e higienizados, evitando qualquer tipo de contaminação.
A lista completa das indústrias de gelo autorizadas para o Carnaval pode ser conferida no site oficial da Secretaria Municipal da Saúde através do link (https://saude.salvador.ba.
