GCM mobiliza mais de 1 mil agentes por dia para o Carnaval 2026 com foco em tecnologia e proteção social

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Ascom GCM
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) já está com sua operação estruturada para o Carnaval 2026, mobilizando um efetivo de 1.046 agentes por dia, que atuarão a partir desta quarta-feira (11) até o próximo dia 19.
A estratégia deste ano combina o patrulhamento preventivo contínuo nos circuitos oficiais com um forte suporte logístico a mais de dez órgãos municipais, como Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Transalvador, Saltur e a Secretaria Municipal de Saúde.
Além da presença ostensiva para prevenir crimes e orientar o público, as equipes garantirão a segurança patrimonial em postos de serviços, unidades de saúde e bases administrativas, utilizando a Central de Videomonitoramento com câmeras espalhadas em tempo real para otimizar as respostas a ocorrências.
De acordo com o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, o diferencial da operação deste ano é a integração inteligente das forças de segurança. O gestor destaca que a concentração de esforços em um único ponto de comando permite encurtar o tempo de resposta, garantindo que o folião, especialmente as mulheres, se sintam mais seguro e amparado durante a festa.
“O uso de ferramentas diretas de acionamento é um passo fundamental para que todos possam desfrutar do Carnaval com tranquilidade e respeito, consolidando a missão da Guarda de servir e proteger com foco no cuidado humano”, pontuou Marcelo.
Um dos pilares centrais dessa proteção é o fortalecimento da rede de acolhimento feminino através do Botão Lilás. O serviço inovador funciona via WhatsApp, pelo número (71) 98791-3420, e está diretamente ligado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no CAB, onde a GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil trabalham em conjunto.
Ao acionar o botão, a Patrulha Guardiã Maria da Penha é prontamente deslocada para um atendimento célere e discreto.
Para ampliar esse cuidado, equipes realizarão ações educativas em camarotes e pontos estratégicos, enquanto uma viatura permanecerá de prontidão na Casa da Mulher Brasileira para atender demandas fora dos circuitos festivos, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
A atenção aos públicos vulneráveis também ganha destaque por meio da Coordenação de Prevenção à Violência. A GCM realizará a identificação de crianças e pessoas com deficiência com pulseiras na Estação Lapa, Vale do Canela e Centro Histórico, visando prevenir desaparecimentos durante os blocos.
No campo da inclusão, a banda da Guarda Municipal animará os postos do Salvador Acolhe e camarotes voltados para idosos. A corporação ainda atuará no Comitê Integrado de Direitos Humanos, combatendo a exploração do trabalho infantil, e manterá o tradicional serviço de achados e perdidos na Estação Lapa, funcionando das 7h às 19h para a coleta e devolução de documentos encontrados durante o período da folia.
