14 de fevereiro de 2026
Politica

Folga de carnaval para deputados e senadores dura duas semanas

Deputados e senadores acabaram de voltar de mais de 40 dias de férias, mas já estão em ritmo de carnaval, em um folgão que vai durar duas semanas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chamou apenas três dias de sessão na Casa, duas delas na semana passada, e uma nesta terça-feira, 10.

A farra foi ainda maior no Senado, onde os parlamentares se limitaram a apenas um dia de trabalho em plenário, justamente para aprovar o reajuste salarial acima do teto constitucional a seus servidores, o chamado ‘trem da alegria’. O plenário do Senado passou os demais dias fechado, com algumas poucas comissões em funcionamento. O Congresso só volta à vida depois da folia, no dia 23 de fevereiro.

‘Trem da alegria’ na volta de recesso parlamentar

Na abertura do ano legislativo, na segunda-feira, 2, a Câmara aprovou a Medida Provisória (MP) que cria o Programa Gás do Povo, que prevê a distribuição gratuita de gás de cozinha para 15 milhões de famílias, uma vitória do governo Lula.

No dia seguinte, Câmara e Senado aprovaram o projeto que concede reajuste acima do teto a servidores das duas Casas. O Senado também aprovou, no único dia em que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), convocou sessão, a proposta de distribuição de gás, que seguiu para sanção do presidente Lula.

Votações no Congresso Nacional ficam para depois do Carnaval
Votações no Congresso Nacional ficam para depois do Carnaval

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *