14 de fevereiro de 2026
Politica

PSDB sofre com perda de quadros, mas pode ter candidato ao governo do Distrito Federal

O PSDB, que sofre com a perda de quadros em todo o país ao longo dos anos, pode ter uma candidata ao governo do Distrito Federal.

A deputada distrital Paula Belmonte assumiu o comando local da sigla nesta semana, com o aval do deputado Aécio Neves (MG) para entrar na disputa.

Paula também conta com apoio do ex-senador José Reguffe (Solidariedade) para montar o palanque. Nos bastidores, ela avalia que há espaço para um novo nome diante deste cenário: Celina Leão (PP), atual vice-governadora do DF e pré-candidato ao Buriti, está sendo afetada pelo estrago que o caso Master já fez ao nome do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Já o ex-governador José Roberto Arruda (PSD), outro pré-candidato, carrega escândalos do passado. Ele foi condenado por um esquema de pagamento de propina em 2010. Em outubro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso de Arruda que buscava anular a sua condenação por improbidade administrativa, mantendo-o inelegível até 2032.

O ex-governador acredita, porém, que poderá disputar as eleições de 2026 com base em uma mudança recente na Lei da Ficha Limpa.

A deputada distrital Paula Belmonte (DF) pode ser a candidata do PSDB ao governo do Distrito Federal
A deputada distrital Paula Belmonte (DF) pode ser a candidata do PSDB ao governo do Distrito Federal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *