Saúde intensifica ações preventivas sobre pomadas capilares no período carnavalesco

Foto e texto: Ascom SMS
No Carnaval, a criatividade ganha as ruas. Fantasias, maquiagem marcante, brilho e penteados elaborados fazem parte da identidade da folia e ajudam a compor o visual de milhões de foliões. Com o aumento da procura por serviços de beleza — especialmente tranças, modelagens e fixação de cabelos — cresce também a necessidade de atenção quanto à segurança dos produtos utilizados.
Pensando na prevenção de riscos associados ao uso de pomadas, ceras e pastas capilares, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), participou nesta sexta-feira (13) de uma ação integrada com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária Estadual (Divisa).
A iniciativa ocorreu num shopping de grande circulação e no Centro Histórico, com foco na orientação de trancistas, salões de beleza, estúdios de tranças e estabelecimentos que comercializam cosméticos. A ação teve caráter educativo e preventivo, reforçando a importância do uso seguro desses produtos e da verificação de sua regularidade junto aos órgãos competentes.
Durante as visitas, as equipes técnicas orientaram sobre a conferência da lista de pomadas autorizadas pela Anvisa, a checagem das informações obrigatórias nos rótulos — como número de registro ou notificação, modo de uso, advertências, identificação do fabricante ou importador e prazo de validade — além de reforçar a recomendação quanto à quantidade adequada de produto a ser aplicada.
A diretora de Vigilância à Saúde de Salvador, Andrea Salvador, destacou que a atuação é estratégica em um evento de massa como o Carnaval. “Nosso foco é atuar de forma preventiva, garantindo que os produtos utilizados estejam devidamente regularizados e que os profissionais recebam as orientações corretas para repassar aos seus clientes. Seguimos firmes no compromisso de proteger a população, especialmente em um período de grande circulação de pessoas”, afirmou.
O coordenador da área de registro de cosméticos e saneantes da Anvisa, Rodrigo Taveira, ressaltou a importância da ação conjunta. “Estamos realizando uma operação integrada de grande relevância para reduzir riscos, fortalecer a fiscalização e retirar do mercado produtos irregulares. No Carnaval, essa atuação se torna ainda mais essencial, pois alia monitoramento e orientação, garantindo mais segurança para profissionais e consumidores”, explicou.
A ação integra o Plano de Ação 2025–2026 da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) e o programa “Tô de Olho”, fortalecendo a atuação articulada entre os entes federativos e reafirmando o papel do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária na promoção da saúde e na prevenção de riscos à população.
