15 de fevereiro de 2026
Entretenimento

“Uma propaganda precisa virar cultura popular, é isso que faz ser sucesso”, aponta Nizan Guanaes

O publicitário baiano Nizan Guanaes, um dos nomes mais influentes do mercado nacional, marcou presença no Camarote Expresso 2222 neste sábado (14) e falou ao Bahia Notícias sobre sua trajetória e as novidades que prepara para o setor. Durante a conversa, ele relembrou a criação da música We Are Carnaval, que se tornou um dos eternos “hinos da folia”.

 

A composição, que quase uma mensagem de boas-vindas aos turistas, é um case de sucesso. “A propaganda precisa virar uma cultura popular, é isso que faz ela ser um sucesso. [Foi assim] com os mamíferos da Parmalat, pipoca com guaraná e um monte de coisa que a gente já fez. A Ótica Ernesto em 1986 e deve estar fazendo agora 50 anos, e foi feita para levantar recursos para [Obras Sociais] Irmã Dulce. Comprava um óculos e uma parte do valor era destinada para a OSID e você levava um CD”, contou.

 

“Eu nunca pensei que fosse ficar essa coisa importante. Anos depois, eu voltei para a Bahia e vi isso tocando em todo lugar. E é nisso que eu acredito: propaganda popular”, acrescentou.

 

À frente da N.Ideias, Nizan atua como consultor de grandes marcas como Havaianas, iFood e BYD. Mas a inovação não para: ele também está à frente da NizAI, uma ferramenta que estreia em abril e promete revolucionar a criação publicitária. A inteligência artificial foi treinada para pensar, criar e sugerir soluções com base no estilo de Nizan, funcionando como um “copiloto criativo” para redatores, diretores de arte e líderes de criação, e podendo atender agências de diferentes portes.

 

Ao BN, ele destacou que a inovação precisa chegar acompanhada de limites, reforçando a importância de regulamentar o uso da inteligência artificial no Brasil, principalmente em períodos eleitorais. “Nós criamos a inteligência artificial, e nós temos que colocar mecanismos tecnológicos para que ela não se desvirtue. Mas, todo esse trabalho de regulamentação faz parte do jogo. Então, [na NizAI], nós vamos colocar uma série de filtros, mas o grande filtro é a jurisdição para esse tipo de coisa”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *