Catadores de materiais recicláveis recebem café da manhã e almoço em serviço da Prefeitura no Carnaval

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Iago Maia / Secom PMS
Os catadores de materiais recicláveis que trabalham no Carnaval de Salvador já começam o dia com um café da manhã reforçado em alguma das bases do Catafolia, programa mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
As duas unidades do Catafolia ficam na Escola Municipal Perminio Leite, no Dois de Julho, e no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS Wilson Lins), em Ondina.
No total, são ofertados diariamente 400 kits de café da manhã em cada uma das bases. Além disso, são mais de 800 marmitas distribuídas no horário do almoço, totalizando cerca de 1,6 mil refeições diárias. A estimativa é alcançar aproximadamente 10 mil refeições oferecidas aos trabalhadores até a próxima terça-feira (17).
Aproveitando o café da manhã na estrutura localizada no Dois de Julho, o reciclador Everton Alves, de 32 anos, contou que está trabalhando no Carnaval de Salvador pela primeira vez. Natural de São Paulo, ele aprovou a medida e agradeceu o serviço prestado pelos profissionais da Prefeitura.
“Eu vim passar o Carnaval aqui e trabalhar. Acho que é importante a Prefeitura reconhecer as pessoas em situação vulnerável e ofertar café e almoço. É a primeira vez que estou trabalhando, e estou gostando. Fico muito grato ao pessoal que está trabalhando na Prefeitura”, afirmou.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destaca a consolidação das ações da Prefeitura voltadas à valorização de categorias como catadores e ambulantes nas festas populares. “Certos da importância de valorizarmos cada vez mais quem tanto contribui para o desenvolvimento do Carnaval, estamos, pelo oitavo ano consecutivo, aperfeiçoando nossas ações, de forma que não falte comodidade estrutural”, destaca o secretário.
Funcionamento – Os postos do Catafolia funcionarão diariamente, sempre das 7h às 13h. Os espaços contam ainda com estrutura básica para descanso e apoio às atividades desempenhadas pelos trabalhadores. Nos locais, são ofertados também kits de higiene bucal e de trabalho, além dos serviços de abordagem social e apoio logístico.
Coordenadora da base localizada no Circuito Osmar, Jurema Elaine explicou como funciona o serviço: “Eles chegam em torno de sete horas da manhã. Nós realizamos a triagem e o cadastro de cada profissional, entregamos o kit de trabalho, com boné e camisa, itens de higiene bucal e, posteriormente, servimos o café da manhã ou almoço”.
Coletora de materiais recicláveis há pelo menos dez anos, Edileusa Jesus, de 65 anos, aprovou o espaço e as refeições servidas. Para ela, está tudo impecável. “Há muito tempo estou na luta de catar materiais recicláveis. Gostaria de dizer que esse serviço da Prefeitura é ótimo. É o segundo dia que estou aproveitando o café da manhã oferecido aqui no Dois de Julho. Está tudo ótimo, nota 10”, relatou.
Catafolia – O programa integra a política municipal de valorização dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais para a sustentabilidade do Carnaval.
Além de garantir alimentação, a iniciativa busca fortalecer o autocuidado, a segurança e a dignidade dos trabalhadores que contribuem diretamente para a limpeza urbana e a redução de resíduos nos circuitos.
O Catafolia integra o conjunto de ações presentes no Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico, assinado em novembro do ano passado pela Prefeitura e outros entes do poder público. O documento estabelece políticas públicas por melhores condições de trabalho e renda para os profissionais que ajudam a realizar o Carnaval, como ambulantes, catadores de recicláveis e cordeiros.
