16 de fevereiro de 2026
Politica

Temer diz que governo do PT é ‘volta ao passado’ após receber críticas no desfile sobre vida de Lula

Azedou a negociação eleitoral entre o PT e o MDB, que já não contava com o apoio da cúpula nacional emedebista. O ex-presidente Michel Temer criticou a referência feita a ele no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, neste domingo, 15, dizendo que “é triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado”.

O desfile na Sapucaí, no Rio, mostrou um Temer estilizado roubando a faixa da então presidente Dilma Rousseff (PT). Não é de hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chama Temer de “golpista”.

Mesmo assim, o MDB comanda três ministérios (Transportes, Cidades e Planejamento) e há interesse de uma ala do governo para que o partido ocupe a vice na chapa da reeleição no lugar de Geraldo Alckmin (PSB). Como mostrou o Estadão, a chance de haver essa dobradinha oficial é remota.

Escola Acadêmicos de Niterói desfila com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”
Escola Acadêmicos de Niterói desfila com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”

Em nota, Temer deu uma estocada em Lula e disse que há “ilusionismo” na gestão do PT. Apesar de ressalvar que “a sátira política é parte da tradição do carnaval”, o ex-presidente fez uma crítica contundente ao governo, citando até mesmo a condução da economia.

“O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente – e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência”, afirmou Temer.

No desfile da Acadêmicos de Niterói, o ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje preso por tentativa de golpe, foi apresentado como um palhaço que recebeu a faixa de Temer e, depois, aparece com tornozeleira eletrônica, atrás das grades.

A nota de Temer que menciona “Uma Ponte para o Futuro”– documento lançado pelo então PMDB quando ele era vice-presidente da República, marcando o rompimento com o PT – é intitulada “Saudades da Tuiuti”. Trata-se de uma referência da escola de samba Paraíso do Tuiuti, que em 2018 mostrou uma caricatura de Temer como “vampiro”.

“Presidente vampiro” no desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, uma crítica a Michel Temer

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *