18 de fevereiro de 2026
Salvador

Centro de Salvador volta a brilhar e atrai grandes públicos após série de ações da Prefeitura

Foto: Wilson Sabadin/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva e Iago Maia/ Secom PMS

Palco de momentos históricos do Carnaval, o Circuito Osmar (Centro) tem passado por um intenso processo de revitalização nos últimos anos. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), diagnosticou e atacou problemas antigos, realizando uma série de intervenções. Entre elas estão o fomento à pluralidade de ritmos, a melhoria da organização e o investimento em grandes nomes da música.  

Essas medidas buscaram, sobretudo, valorizar o Campo Grande e, ao mesmo tempo, diluir o público, evitando a sobrecarga do Circuito Dodô (Barra/Ondina). E os números comprovam que a estratégia gerou resultados. Na segunda (16), penúltimo dia de folia, cerca de 715 mil foliões estiveram presentes no Centro.  

“Estou muito feliz e alegre porque realizamos uma grande entrega. Esse foi o melhor Carnaval que realizei como prefeito. Tem algo que é fundamental a gente destacar: a consolidação definitiva do Campo Grande. Nós tivemos cerca de 850 mil pessoas na Barra/Ondina contra 715 mil. É um número muito próximo e equilibrado. Isso mostra que o circuito voltou a ser desejado e que as pessoas estão valorizando cada vez mais o Carnaval tradicional”, disse o prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (17). 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, também comentou a importância de distribuir o público entre os dois circuitos oficiais, palcos temáticos e carnavais de bairro. A gestora entende que esse tipo de ação torna a festa mais atrativa.  

“Estamos promovendo um Carnaval mais equilibrado e forte em toda a cidade. Fortalecer o Centro Histórico e o circuito do Campo Grande significa valorizar a festa raiz de Salvador e distribuir o público de forma mais democrática, evitando a concentração em apenas um percurso. Em 2026, investimos em uma programação mais diversificada, com grandes atrações espalhadas pelos circuitos Osmar, Batatinha e Dodô, além de ações nos bairros e palcos temáticos no Centro. Isso tem tornado a festa mais atrativa, acolhedora e acessível para moradores e turistas, além de contribuir para que o público circule por toda a cidade ao longo da folia.” 

Natural do Rio de Janeiro, Maria Laura Surbeck, de 31 anos, atua como carnavalesca e veio morar no município de Lauro de Freitas em 2023 para estudar o Carnaval da Bahia. Aluna do curso de mestrado da Escola de Belas Artes da Ufba, ela parabenizou as ações realizadas. 

“Acho fantástico, porque as pessoas têm mais acesso e podem vivenciar o Carnaval de rua, indo na contramão da lógica de mercado, que é diminuir os recursos para ter somente blocos fechados. Eu vejo esses investimentos como algo muito importante.” E completou: “Aqui, no Campo Grande, dá para você brincar com mais segurança.”

Relevância – No último dia de Carnaval, o Circuito Osmar foi o centro das atenções de baianos, turistas e veículos de imprensa. Isso porque a programação contou com nomes relevantes no cenário nacional, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Guig Ghuetto, Léo Santana, Margareth Menezes, Tony Salles e BaianaSystem. 

O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou que as ações integradas e contínuas realizadas pforam essenciais para restaurar a credibilidade e a história do circuito. O gestor destaca ainda que essas intervenções promoveram mais bem-estar aos foliões.  

“O Campo Grande, hoje, é uma realidade consolidada: quem passa pelo circuito sente a qualidade, a organização e a energia da festa, sem precisar questionar sobre requalificação, como acontecia anos atrás. As ações da Prefeitura nos últimos anos reforçaram essa certeza, com melhorias contínuas na infraestrutura, na logística e na diversidade de atrações. Em 2026, seguimos investindo para que o circuito continue oferecendo uma experiência completa, confortável e atrativa para todos os públicos, mantendo Salvador na vanguarda do Carnaval mundial.” 

Além disso, o Carnaval Salvador 2026 confirmou o caráter democrático ao levar a festa para mais perto quem mora na cidade, espalhando palcos e atrações por nove bairros e três ilhas: Liberdade, Periperi, Plataforma, Boca do Rio, Itapuã, Pau da Lima, Cajazeiras, Piatã, Rio Vermelho, Bom Jesus dos Passos, Frades e Maré. Ao todo, a festa contou com mais 1,2 mil atrações, somando os palcos oficiais da folia. 

Arrastão – O Carnaval acaba oficialmente nesta terça-feira (17), mas como ocorre todo ano o folião terá ainda um momento para se despedir.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (18), os cantores Carlinhos Brown, Léo Santana, Tony Salles, Danniel Vieira e Fantasmão comandarão o tradicional Arrastão no Circuito Barra/Ondina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *