19 de fevereiro de 2026
Salvador

Mesmo com mais veículos circulando, Transalvador registra diminuição de congestionamentos durante o Carnaval

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Ascom Transalvador

Nos seis dias oficiais de Carnaval, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou um aumento de cerca de 30% no número de passagens de veículos pelos 16 portais de controle de acesso às áreas restritas próximas aos circuitos. Este ano, os equipamentos eletrônicos registraram mais de 526 mil passagens de automóveis pelos pórticos, contra pouco mais de 410 mil no ano anterior.

Mesmo com esse aumento no fluxo, houve redução de 13% nas horas de congestionamento em 2026. Esse menor tempo de permanência dos veículos no trânsito representou uma redução de 266 mil litros de combustível consumidos por quem precisou circular pelos circuitos. Esse número representa uma economia de R$ 1,6 milhão no gasto com gasolina.

“Este foi, sem dúvida, um dos carnavais com o trânsito mais rápido dos últimos anos. Mesmo com um volume significativamente maior de veículos circulando, conseguimos reduzir os congestionamentos graças a um planejamento técnico consistente, ao investimento em tecnologia e ao monitoramento em tempo real. Nossas equipes atuaram de forma ágil diante de ocorrências pontuais, ajustando intervenções rapidamente para manter a fluidez e a segurança viária. O resultado é um Carnaval mais organizado, com deslocamentos mais eficientes para moradores, trabalhadores e foliões”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.

Essa maior fluidez refletiu nas demandas dos cidadãos para a Ouvidoria da Superintendência. O setor registrou uma queda de 50% nas reclamações durante os dias da festa, passando de 18 para 9 contatos de insatisfação.

Respeite a Vida – Nas ruas, além de garantir o ordenamento do trânsito, os agentes coibiram condutas que pudessem agravar os riscos à segurança viária. Nos seis dias de festa, mais de 3,1 mil condutores foram abordados nas blitzes da Operação Respeite a Vida. Desse total, 197 foram autuados por desrespeitarem as regras da Lei Seca.

As equipes da Transalvador realizaram testes com o etilômetro (bafômetro) em mais de 5 mil motoristas profissionais (taxistas, mototaxistas, motoristas por aplicativo e condutores a serviço da Prefeitura de Salvador). Nenhum deles foi flagrado conduzindo após ter ingerido bebida alcoólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *