Três programas do governo Tarcísio entram na mira de relator das contas no TCE-SP
O relator do orçamento de 2025 do governo de São Paulo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Marco Bertaiolli, escolheu três programas de Tarcísio de Freitas para analisar com lupa ao longo deste ano. Um deles é o que facilita a regularização de débitos inscritos na dívida ativa. Bertaiolli não elegeu essa prioridade à toa: ex-deputado, ele foi o relator de uma lei federal que serviu de inspiração para São Paulo.
Os outros dois projetos na mira são o de alfabetização e a Tabela SUS Paulista. O relator das contas estaduais tem uma série de análises obrigatórias para realizar no orçamento. “Mas existe uma fiscalização estratégica que é definida pelo conselheiro responsável. É discricionário, eu escolho as áreas que eu quero me debruçar com mais afinco”, disse à Coluna do Estadão.
No caso da Tabela SUS Paulista, Bertaiolli quer verificar se a alocação de recursos do orçamento do Estado melhorou o atendimento a pacientes com câncer. “A urgência que retrata o diagnóstico de oncologia não pode esbarrar na burocracia”, declarou o conselheiro.
O conselheiro do TCE pretende verificar ainda se a verba para o Alfabetiza Juntos SP está sendo usada de forma eficaz. O objetivo do programa é garantir que 90% das crianças do Estado com até 7 anos de idade estejam alfabetizadas até o fim de 2026, quando termina o atual mandato de Tarcísio em SP.
