Rodrigo Branco, condenado por racismo, ganha apoio de Xuxa, Gominho e Astrid Fontenelle: “Espero que você mude”
O jornalista e empresário Rodrigo Branco, voltou a falar sobre a condenação no caso de racismo envolvendo a médica e ex-BBB Thelma de Assis. Em vídeo, o ex-Band pediu desculpas pelo episódio protagonizado em 2020, quando afirmou que a torcida pela campeã do reality existia “porque ela é negra” e chegou a declarar que “torcer para Thelma é racismo”.
No registro compartilhado no Instagram, Branco afirmou que espera que o caso sirva de exemplo no combate ao racismo. O empresário ainda disse que optou por não recorrer da decisão judicial e informou que pagou R$ 76.061,07, valor determinado pela Justiça.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Rodrigo Branco (@brancorodrigo)
“Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo. É um vídeo de pedido de desculpas… Há seis anos eu cometi o maior erro da minha vida. Participei de uma live, onde fiz comentários ofensivos, racistas, agressivos. E depois da justiça analisar, me condenou por danos morais. No momento que soube da condenação, falei para o meu advogado que não queria recorrer. Hoje eu efetuei o pagamento de R$ 76.061,07. Entendo que assumir a responsabilidade é parte do aprendizado. Estou pagando pelo que fiz, e faço isso de cabeça erguida.”
De acordo com o jornalista, o pagamento do valor estipulado pela Justiça marca um encerramento de ciclo: “Ao mesmo tempo que esse momento, para mim, foi extremamente difícil, marca o fechamento de um ciclo da minha vida. Foram seis anos de aprendizado, reflexão, muitas conversas difíceis, profundas e mudanças de como vejo as coisas. Foi um período de aprendizado e continuo aprendendo”.
A declaração de Branco ganhou o apoio de diversas celebridades, entre elas Déborah Secco, Gominho, que também é amigo de Jude Paulla, DJ que promoveu a live na qual Branco cometeu o crime, Simone Mendes, Fabiana Karla, Lívia Andrade, e Xuxa, que deixou um texto em apoio ao amigo.
“Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito, e estamos aqui pra aprender e tentar errar menos. É que essa pauta dói muito e, nós brancos, nunca vamos entender essa dor. Espero de coração que você, eu e o planeta mude. Não dá mais para errar nesse assunto. Beijos no seu coração”, escreveu.
A apresentadora Astrid Fontenelle também se pronunciou sobre o caso e afirmou que o jornalista agora fazia parte da luta antirracista. “Sou das que te falou que errou. E acredito que agora você está pronto pra vir para essa luta antirracista. Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos que estudam na escola . Diariamente vemos no noticiário casos e mais casos racistas. E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo”.
