29 de setembro de 2025
Politica

Trem SP-Campinas: governo de SP autoriza ampliação da Estação Água Branca

O governo de São Paulo investirá R$ 1,3 bilhão para ampliar a Estação Água Branca, na zona oeste da capital. O plano é que a estação seja um dos principais hubs de mobilidade do Estado e se conecte também a Campinas (SP). A decisão é da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) da gestão paulista.

Segundo o projeto, as obras começarão no próximo ano e serão feitas pela concessionária TIC Trens, responsável por implantar o Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. A previsão é que dure 64 minutos o trajeto de 101 quilômetros entre a estação Barra Funda, Jundiaí (SP) e Campinas. O trem chegará a uma velocidade de até 140 quilômetros por hora.

Linha Vermelha do Metrô de São Paulo
Linha Vermelha do Metrô de São Paulo

Também estão previstas conexões da Estação Água Branca com Sorocaba (SP), por meio do Trem Intercidades Eixo Oeste; com as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda; e com as linhas do Metrô 3-Vermelha e 6-Laranja.

Com a ligação ferroviária entre a capital paulista e Campinas, o governo de São Paulo projeta gerar cerca de 10 mil empregos, beneficiando 15 milhões de pessoas em 11 cidades da região.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *