FGM realiza oficina gratuita sobre comunicação acessível para mídias sociais
Profissionais que atuam nas áreas de social media, produção de conteúdo, design e comunicação digital terão a oportunidade de atualizar conceitos e práticas de acessibilidade digital voltadas para a produção de conteúdos inclusivos nas redes sociais. A oficina gratuita ‘Comunicação acessível para mídias sociais’ será realizada na próxima terça-feira, 3 de junho, das 15h às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Durante o encontro virtual, serão abordados temas como texto alternativo para imagens, legendas em vídeos, audiodescrição, Libras, contraste e leitura facilitada, com foco na criação de postagens acessíveis em plataformas como Instagram, YouTube e TikTok, entre outras. A atividade também vai discutir a importância da comunicação inclusiva na gestão pública e nos projetos culturais, além de apresentar leis e diretrizes que regem essa prática. A metodologia será participativa, com uso de ferramentas digitais e análise de exemplos reais.
A oficina será ministrada pela Adarte Acessibilidade, empresa especializada em acessibilidade comunicacional por meio da Janela de Libras (JL), Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) em obras audiovisuais. A Adarte também presta serviço de assessoria de acessibilidade para exposições (permanentes e itinerantes), instalações, memoriais, festivais, feiras e eventos culturais em geral, a exemplo do Movimento Boca de Brasa, realizado anualmente pela FGM.
SERVIÇO
Oficina ‘Comunicação acessível nas mídias sociais’
Quando: 3 de junho (terça-feira)
Horário: 15h às 17h
Onde: Canal da FGM no YouTube
Gratuita