STF publica vídeo em que Moraes ameaça dar voz de prisão a ex-ministro Aldo Rebelo; veja
BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta terça-feira, 3, os vídeos da oitiva das testemunhas que depuseram na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado.
Em sessão do dia 23 de maio, o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, discutiu com o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo e ameaçou dar voz de prisão.
A confusão começou após Rebelo dizer que a frase do ex-comandante Almir Garnier – sobre “deixar à disposição” do ex-presidente Jair Bolsonaro as tropas em caso de uma tentativa de golpe– “não pode ser lida literalmente”.

“É preciso levar em conta que, na língua portuguesa, usamos a força da expressão. A força da expressão nunca pode ser tomada literalmente. Quando alguém diz estou frito não quer dizer que está numa frigideira”, afirmou. O ex-ministro, então, foi repreendido por Moraes.
“O senhor estava na reunião quando o almirante Garnier falou essa expressão?”, perguntou o ministro. Rebelo respondeu negativamente. “Então, o senhor não tem condição de avaliar a língua portuguesa naquele momento. Atenha-se aos fatos”, repreendeu Moraes.

“A minha apreciação da língua portuguesa é minha e não admito censura”, retrucou Rebelo. Moraes então ameaçou prender o ex-ministro. “Se o senhor não se comportar, o senhor vai ser preso por desacato”, respondeu o magistrado.