Com a missão de “Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz”, fazendo do “Buteco Extensão de Sua Casa”, o Comida di Buteco vai além da competição para escolha do melhor bar da cidade e do país. O concurso movimenta a economia local, gera empregos, auxilia no crescimento das vendas e impulsiona a gastronomia e o turismo.

Consolidada como a competição nacional mais importante do segmento gastronômico, o Comida di Buteco, Edição 2023, acontece em mais de 40 cidades, divididas em 25 circuitos por todo o país. Em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes, mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos, 100 mil turistas presentes nos circuitos e mais de 8 mil empregos gerados.

Coordenador regional do Comida di Buteco, Max Rogers ressalta o reflexo do concurso na vida dos butecos. “Os butecos pensam nos cardápios, expandem a decoração dos estabelecimentos e ficam na expectativa de receber o público, com a preocupação de proporcionar uma experiência única ao cliente, que aproveita essa grande festa no mês de abril. Fico extremamente feliz ao chegar nos estabelecimentos e ouvir relatos que pessoas novas estão frequentando o espaço, que o faturamento aumentou naquele mês que costumava ser de baixa demanda, ou seja, nossa missão está presente trazendo novas oportunidades e novas visões para os donos.” 

Desde os ciclos de produção, fornecedores, patrocinadores e apoiadores, até a fase final da distribuição, o concurso valoriza e impulsiona toda cadeia de valor, criando uma corrente do bem

“Por conta da alta demanda também é gerada a necessidade de suprimentos para atender os clientes, além de novas oportunidades de emprego. E para os patrocinadores é um momento muito esperado, porque a equipe CDB apresenta os patrocinadores a esses butecos participantes, que muitas das vezes não conhece e não tem acesso a esses grandes parceiros. O intuito é alinhar uma parceria com esses novos bares, aumentando o tíquete médio e proporcionando benefícios exclusivos pelo simples fato de estarem participando do concurso CDB. Então acontece uma cadeia de valor que beneficia todo mundo.”, explica Max

Além da valorização econômica e visibilidade, a competição estimula o turismo local. Em Salvador, o concurso está espalhado em mais de 30 bairros, desde o subúrbio até pontos já consolidados como boêmios na cidade, possibilitando que o público conheça e visite os diversos bares participantes do Comida di Buteco. 

“Quando o concurso está previsto para a cidade, cria-se uma expectativa não só aos donos de butecos e clientes locais, mas sim em muitos turistas. Os viajantes esperam esse momento do concurso e se programam para realizar as visitas a outros estados e cidades, por já saber o roteiro e principalmente o quanto vai pagar visitando esse butecos devido ao preço tabelado dos petiscos.  Isso gera valorização da cidade e o impulsionamento do turismo”, conta o coordenador.  Localizado no Cabula, o bar Caldas la Boemia é uma das atrações do concurso. Edvaldo Caldas, dono do buteco, conta que a experiência do Comida di Buteco tem sido boa tanto para eles enquanto donos, quanto para o bairro. “É algo bom para o local porque normalmente se fala da violência, o que afasta as pessoas, mas o concurso chegou na hora certa, está atraindo um público bem bacana tanto da região como de fora. E traz muitos benefícios para o pessoal daqui”

O concurso conta com Apresentação da Piraquê; Banco Oficial Santander; Patrocínio da McCain e Tambaú; Apoio da Zero Cal, Chandon, Sympla, Coca Cola e Gin Gordon’s; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional Abrasel; Promoção da Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *