8 de maio de 2024
Gastronomia

AFROCHEFE JORGE WASHINGTON CELEBRA 7 ANOS DO CULINÁRIA MUSICAL

De volta à Casa do Benin após o Carnaval, o Afrochefe Jorge Washington vai celebrar os 7 anos do Culinária Musical, projeto que vem se tornando um dos eventos mais cobiçados de Salvador. Depois de mais de 100 edições, com a participação de mais de 10 mil pessoas em sete anos, o projeto Culinária Musical já chegou em 2024 se estabelecendo na agenda cultural da cidade.

O encontro será no dia 10 de março (domingo), das 12h às 17h, na Casa do Benin (Pelourinho), e terá como atração principal Dão Black. Esta edição terá duas convidadas especiais: a cantora de jazz Alissa Sanders e a nova voz soteropolitana, Ayana Amorim.

Radicada no Brasil há 23 anos, a cantora estadunidense Alissa Sanders usa sua voz para se reconectar com suas raízes ancestrais africanas, transformando-a na base de seu trabalho. Em Salvador, Alissa se aproximou da música baiana contemporânea, dos sons de matriz africana e do samba-de-roda. Ayana Amorim é uma multiartista que utiliza diversas linguagens, mostrando as potências de sua corporeidade como corpo político. Com uma voz ancestral, ela traz a nordestinidade em suas pesquisas e musicalidade.

Os pratos do dia serão a premiada Maxixada de Carne Seca, Arrumadinho de Fumeiro e Casquinha de Siri. Pra quem não come proteína animal, o Afrochefe vai preparar uma Moqueca de Maxixe com Banana da Terra e Castanha.

Neste dia, também terá Literatura Negra, com tarde de autógrafos do livro “Que seja mais”, primeira obra solo de Renata Lima, professora, poeta e contista soteropolitana. Graduada em História, é especializada em História e Cultura Afro Brasileira e Mestra em Educação, com participação em antologias poéticas, livros, e-books e revistas digitais.

No Cantinho da Empreendedora, o Afrochefe convia a marca “Beti a Crespa”, linha capilar vegana que utiliza ativos naturais sem química para uma rotina de afroestima e autocuidado. A marca tem a missão de reintegração da autoestima negra, trazendo o empoderamento capilar como simbolo identitário. E terá ainda o lançamento da coleção “Restinga-SE”, da estilista Negra Luz, de Aracaju. A coleção é produto da Casa Negra Luz, e é o resultado da pesquisa de Tatiane Costa, das suas vivências, trocas de saberes e tradições sergipanas.

O Culinária

Da união de um ambiente agradável com boa música, ótimo papo com amigos e comida que remete aos almoços em família – daqueles que ficam eternizados na memória afetiva–, surgiu, em 2017, o projeto idealizado pelo ator, produtor cultural e também Afrochefe, Jorge Washington. A união da boa música aos pratos da gastronomia popular tem conquistado um público fiel que tem transformado o evento como a opção de lazer das tardes de domingo em Salvador.

São 7 anos de visibilização da cultura negra em suas mais diversas linguagens, além de ser um espaço de empoderamento de afroempreendedores da cidade, que tem a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos no Cantinho da Empreendedora.

Um projeto que hoje, além de ser um ponto de convergência de cantores (as) e compositores (as) da cidade, é um espaço para desfrutar de uma culinária especial preparada pelo Afrochefe, nome que Jorge Washington passou a usar no projeto.

A iniciativa abriga também lançamentos de livro, desfiles de moda, performances de dança e intervenções poéticas.

Fonte: Bahia Economica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *