29 de abril de 2024
ComunidadesDestaqueSalvador

Salvador possui 372 praças novas ou requalificadas pela Prefeitura nos últimos dez anos

Quem passa pela capital baiana pode conferir áreas de convivência e lazer novas ou requalificadas pela Prefeitura, contribuindo para que as pessoas possam voltar a ocupar os espaços públicos e, assim, devolver a cidade ao cidadão. Nos últimos dez anos, 372 praças novas ou reformadas passaram a fazer parte da rotina da população, em um trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman).   

No geral, as praças construídas ou reformadas abrigam itens solicitados pelos próprios moradores do entorno, considerando a área disponível. Dentre os atrativos estão academias de saúde, parque infantil, Casa de Tarzan, mesas de jogos, bancos antivandalismo, Dog Parks (cachorródromos), peças decorativas, iluminação em LED e paisagismo. 

De acordo com o presidente da Desal, Virgílio Daltro, os projetos contemplam construção e melhorias dos espaços de lazer e saúde, considerando itens como sustentabilidade e acessibilidade. “Levamos em consideração todas as questões urbanísticas e de meio ambiente, já que Salvador tem se tornado uma cidade de plantio e arborização, criando vários cinturões verdes com implantação de vegetais e grama em todos os espaços de lazer. Trabalhamos para proporcionar uma cidade melhor para os soteropolitanos que trafegam ou que utilizam as praças para prática de esportes e a saúde”.   

Projetos – O secretário enfatiza que os projetos urbanísticos passam por criteriosos aspectos que levam em consideração todas as normas específicas de segurança, acessibilidade e meio ambiente, com a preservação de árvores e espécies da mata atlântica ou de restinga. “Usamos árvores de replantio, a exemplo do eucalipto, para compor nossos cercados e equipamentos”, afirma.  

Daltro assinala que todas as calçadas públicas construídas se encaixam em um projeto urbanístico de acessibilidade para pessoas com qualquer tipo de deficiência, com pisos táteis e guarda-corpo, rampas, guias e balanços especiais para cadeirantes com deficiências múltiplas. “Todos estes equipamentos são fabricados na própria Desal, na BR-324, e instalados em praças pela cidade. Os restos de obras são transformados em novo mobiliário. O entulho e peças danificadas, os blocos e pisos, são triturados e colocados dentro dos bancos, que são peças individuais, tipo lego”, explica Virgílio Daltro.   

Conservação – O bom estado de conservação da Praça Lísio Xavier, na Rua Carlos Marighella, no conjunto Colinas de Pituaçu, em São Marcos, é notável. O espaço revitalizado conta com uma academia de saúde, acessibilidade e iluminação em LED e, diariamente, é higienizado por agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). 

Frequentador assíduo do espaço, o morador do conjunto Osmar Nascimento, 56 anos, não abre mão de utilizar a praça pública todas as manhãs. “Desço, sento-me nos banquinhos, tomo meu sol e fico conversando com quem passa. Todo dia estou aqui e com certeza a praça é muito bem cuidada”, declara.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *