28 de abril de 2024
Saúde

Campanha Março Mulher oferece consultas, exames e atendimentos gratuitos ao público feminino em Salvador

Além da ação especial no Espaço Mulher, no piso L2 do Shopping Bela Vista, até a próxima sexta-feira (8), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando  outras atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. 

 

A segunda iniciativa faz parte da campanha “Março Mulher”, com o tema “Somos Feitas de Muitas Lutas”, focada na prevenção de doenças e promoção da saúde feminina.

 

O lançamento oficial do Março Mulher 2024 está agendado para o dia 8, às 8h, no auditório Zélia Gattai, na Unijorge Paralela. O evento contará com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, além de palestras e mesas-redondas.

 

Durante todo o mês de março, Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecerão consultas de saúde da mulher, exames preventivos e vacinação contra o HPV, com ênfase no planejamento reprodutivo. Também estão programadas, nos dias 12, 13, 14 e 19, atividades no Conjunto Penal Feminino e no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro de Mata Escura, abordando a importância do Março Mulher para a sociedade.

 

Além disso, ações serão realizadas em shoppings da cidade, como palestras e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de HIV. Entre os dias 4 e 7 de março, no Center Lapa, das 13h30 às 16h, serão realizadas palestras, além de aferição de pressão arterial, glicose e autoteste de HIV e varal de prevenção. Entre os dias 4 e 8 de março, das 9h às 16h, a iniciativa será realizada no Shopping Bela Vista.

 

Já nos dias 26, 27 e 28, enfermeiros e médicos receberão qualificação para oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. As atividades especiais também serão realizadas nos Multicentros de Saúde.

 

A titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou a importância do mês para o público feminino. “Março é um mês emblemático voltado a intensificação do cuidado com as mulheres; por isso estamos reforçando de forma estratégica as ações que ofertamos durante todo o ano”, declarou.

 

“O nosso olhar voltado a esse público é de muita empatia e cuidado, para garantir o acesso não só à saúde, mas a diversos serviços oferecidos pela prefeitura através de parcerias com a SPMJ e Sempre, por exemplo”, acrescentou a secretária.  

 

Ana Paula afirmou que a programação do Março Mulher foi montada ouvindo as demandas do público feminino. “É fruto de um acolhimento e escuta sensível nas nossas unidades, que possibilitam entendermos as diversas necessidades das mulheres soteropolitanas e, assim, especializar e personalizar os nossos serviços”, completou.