27 de abril de 2024
Bahia

Ponte Salvador-Itaparica: Contêineres com equipamentos da China chegam na Bahia

Após uma jornada marítima de 30 dias, seis contêineres carregados com equipamentos e materiais essenciais para a sondagem da Ponte Salvador-Itaparica desembarcaram na Bahia. Em nota, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou sua satisfação, descrevendo a chegada como “mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”.

O comboio, proveniente da China, atracou em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, no sábado (9) à tarde. Os equipamentos, incluindo três perfuratrizes especiais com sistema de compensação de ondas, foram então transportados por mais quatro dias até um galpão na cidade, onde estão armazenados.

O transporte dos equipamentos foi compartilhado pelo chefe do executivo baiano em suas redes sociais, enfatizando o compromisso contínuo com o desenvolvimento do estado. Os contêineres abrigam uma variedade de ferramentas cruciais para a realização da sondagem, que será conduzida tanto em águas rasas quanto profundas na Baía de Todos-os-Santos.

Dentre os equipamentos, destacam-se também uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material coletado no mar. A previsão é de que até o domingo (10) cheguem mais quatro contêineres, totalizando dez.

A sondagem é uma etapa fundamental para entender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. Com o uso de perfuratrizes, amostras do solo são obtidas nos locais onde serão instalados os pilares, posteriormente analisadas em laboratório.

Além de sua importância estrutural, a Ponte Salvador-Itaparica é vista como um novo vetor de desenvolvimento econômico para a Bahia. Com um investimento estimado em cerca de R$ 9 bilhões, o projeto prevê a geração de sete mil empregos e beneficiará aproximadamente 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.

A parceria público-privada entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, composto pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC), estabelece uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção da ponte, representando um marco na infraestrutura do estado.

Fonte: Bnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *