23 de outubro de 2025
Salvador

Mulheres de destaque na Prefeitura de Salvador são premiadas por atuação na área social

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Priscila Machado/Secom PMS

Mulheres que atuam na Prefeitura de Salvador fizeram parte do grupo de 50 homenageadas pela 26ª Edição do Prêmio Mulher que Faz a Diferença na Comunidade e Sociedade, que reconhece aquelas que, de alguma maneira, se destacam em atividades profissionais e sociais que realizam. A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira (27), na Casa da Mulher Brasileira, no Caminho das Árvores. O evento é realizado pelo projeto social “1+1 É Sempre Mais que 2”, que trabalha com crianças, adolescentes e idosos em várias comunidades da capital baiana.

Dentre as premiadas estão Mila Paes, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); Isaura Genoveva, titular da Secretaria Municipal da Reparação (Semur); Edriene Barros, subsecretária municipal da Saúde (SMS); Liana Oliva, coordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike; Cristiane Carvalho, encarregada de operações da Guarda Civil Municipal (GCM); e Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Para a ativista social e idealizadora da premiação, Bárbara Trindade, reconhecer essas mulheres como parceiras na luta das causas dos mais vulneráveis é muito importante.  “Há 26 anos fazemos essa edição. Lutamos pela criança, adolescente, idoso e, principalmente, na pauta da violência contra a mulher. Ter tantas mulheres nesse espaço de poder, dentro da Casa da Mulher Brasileira, uma casa voltada para a vítima da violência contra a mulher, é o momento mais importante do ano”, disse.

À frente da Semdec, Mila Paes, que tem liderado diversas iniciativas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda em Salvador, falou sobre a representatividade da homenagem. “É sempre uma alegria perceber que o nosso trabalho está gerando impacto. Acho que eventos como esse têm a capacidade de mostrar a diversidade que tem hoje a força feminina de Salvador, pessoas nos mais diversos lugares de poder, nos mais diversos lugares de fala e que lutam e brigam por nossa cidade”, declarou.

Empossada este ano como titular da Semur, Isaura Genoveva disse que este é um momento de muita alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado. “Quando ocupamos esses espaços é o reconhecimento de uma longa trajetória. Honramos quem veio antes da gente, mas também estar nesses espaços é saber que estamos no caminho certo, que o que nós estamos fazendo, realmente, é bom para a sociedade e para as outras pessoas. Eu sou suspeita para falar, porque eu sou fã de ser mulher, pois nós movimentamos o mundo, somos nós que resolvemos e fazemos acontecer. Então, esse espaço precisa ser ampliado, é preciso reconhecer a importância da mulher na sociedade”, avaliou.

Valorização – Como diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina já liderou ações importantes, a exemplo do programa Empreender é Com Elas e do curso Reformar é Com Elas, que incentiva o empreendedorismo, a independência financeira e a formação de uma rede de apoio entre as mães atípicas. “Essa premiação representa a valorização do trabalho que está sendo desenvolvido no município para as pessoas com deficiência, para as mulheres que são mães atípicas e também mulheres com deficiência. Eu estou muito feliz, muito honrada por estar aqui representando essas mulheres. Isso me inspira mais ainda para que eu possa continuar fazendo o meu trabalho dentro da gestão municipal”, destacou.

Encarregada de operações da GCM e guarda municipal há 17 anos, Cristiane Carvalho falou um pouco sobre a importância de poder representar a força feminina na área da segurança. “É uma honraria importante para exaltar o trabalho da mulher em uma instituição que é predominantemente masculina, mas que há mulheres em destaque, em posições de poder. Esse prêmio é o reconhecimento da sociedade, do trabalho que é feito por uma mulher, trabalhadora, GCM, em uma posição de comando, comandando homens, mostrando que as mulheres devem ocupar também essas posições que são majoritariamente masculinas”, ressaltou.

Liana Oliveira também foi homenageada pelo papel de destaque que exerce à frente do Movimento Salvador Vai de Bike. “É um momento muito especial estar aqui ao lado de mulheres tão importantes, tão significativas nessa sociedade. Sabemos que no momento em que ocupamos um cargo que tem alguma visibilidade, sendo mulher, isso tem um peso diferente e pode vir a inspirar outras mulheres a seguirem as carreiras públicas e cargos de liderança. Que mesmo as mulheres que não estejam sendo premiadas hoje saibam que elas todas fazem a diferença no dia a dia, nas suas realidades, nas suas comunidades”, afirmou.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/26a-edicao-do-premio-mulher-que-faz-a-diferenca-na-comunidade-e-sociedade/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *