27 de abril de 2024
Salvador

Vem mais chuva: Confira previsão do tempo para semana em Salvador

A chuva que caiu em Salvador na última segunda-feira (4) deve enfraquecer ao longo da semana. Segundo aviso meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão para os próximos dias é de tempo nublado e chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. Não há alerta para risco de alagamentos ou deslizamentos a partir de terça-feira (5). 

A quinta-feira (7) tem possibilidade de chuvas moderadas. A probabilidade é de 60%. Em geral, as temperaturas deverão variar entre 24°C e 32°C. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que grande parte da região Nordeste terá tempo quente e úmido, com ocorrência de pancadas de chuva até quinta-feira (7).

O principal sistema meteorológico que está provocando essa chuva é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que se desloca do oceano para o continente. O sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária existe a aproximadamente 5 quilômetros de altura.

screenshot 58

“O VCAN é um sistema típico de Verão, no qual em seu centro há pouca ou nenhuma nebulosidade (sem chuva) e nas suas bordas ocorre as nuvens de chuva e os temporais. Sua previsão é relativamente complicada, pois os modelos numéricos apesar de conseguir prevê-los, mas o seu deslocamento pode variar muito e a depender disso, as bordas podem gerar chuvas em locais distintos”, detalha Morgana Almeida, meteorologista do Inmet.

O fenômeno causa no Nordeste, inicialmente, uma desorganização da chuva, ou seja, uma maior variação espacial. No entanto, esse sistema pode provocar chuva localmente forte, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas, especialmente na parte Oeste. Na borda Leste do VCAN, também pode ocorrer chuva pontualmente forte, inclusive do litoral Norte da Bahia até o Rio Grande do Norte. “Em alguns episódios, as chuvas geradas por esses sistemas podem ser muito intensas e volumosas”, acrescenta Morgana.

No decorrer desta semana, alguns sistemas meteorológicos vão influenciar em conjunto as condições de tempo na região: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), configuração dos ventos em baixos (fluxo convergente de umidade do oceano para o continente) e em altos (fluxo divergente) níveis da atmosfera. Todos esses fenômenos podem gerar volumes de chuva, pontualmente mais elevados (acima de 100 milímetros) na parte Norte da região.

Clima quente
Apesar das chuvas, as temperaturas seguem altas até o fim da semana. Segundo o Climatempo, a temperatura máxima até sexta-feira (8) é de 32 °C e a mínima é de 24 °C.

Screenshot (17)

Fonte: Alo Alo Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *