18 de julho de 2025
Politica

Lula diz que filho de Bolsonaro pediu ‘golpe’ a Trump e chama carta americana de ‘desaforada’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom nesta quinta-feira, 17, ao comentar a recente tensão diplomática com os Estados Unidos, motivada pelas declarações do ex-presidente Donald Trump em defesa de Jair Bolsonaro (PL) e o anúncio de tarifaço em 50% sobre produtos nacionais importados. Durante cerimônia de entregas do PAC em Juazeiro (BA), Lula afirmou que o filho do ex-presidente brasileiro, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi pedir a Trump uma articulação de um golpe de Estado no País.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez ataques ao deputado Eduardo Bolsonaro
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez ataques ao deputado Eduardo Bolsonaro

“O filho do Bolsonaro foi pedir para o Trump dar um golpe no Brasil. E o Trump mandou uma carta desaforada para o governo brasileiro, pedindo para acabar com a perseguição ao Bolsonaro”, disse o petista. ”Bolsonaro tentou dar um golpe nesse País. Ele tinha um plano para dar um golpe e tinha um plano para matar o Lula, para matar o (vice-presidente) Alckmin e para matar o Alexandre de Moraes, presidente da corte. Quem disse isso para nós foram os generais que estão presos, foi o ajudante de ordens dele.”

Lula enfatizou que não cabe ao chefe do Executivo intervir nos processos judiciais que envolvem o ex-presidente. “Quem vai condenar o Bolsonaro não é o presidente da República, é a Suprema Corte”, declarou. O petista também afirmou que, caso condenado, Bolsonaro deverá cumprir pena. “Se for condenado, o lugar do Bolsonaro é no ‘xilindró’. Nesse País, a lei vale para todo mundo”, completou.

Sobre o cenário eleitoral de 2026, Lula mencionou a possibilidade de uma candidatura ao quarto mandato, que o petista já havia abordado em outras ocasiões. “Serei candidato se for necessário para evitar que a turma do ‘coisa’ volte ao poder”, disse, em referência ao bolsonarismo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *