3 de dezembro de 2025
Politica

Investimento de R$ 23 bi do governo em IA pode sair pela culatra, alerta especialista; entenda

[[{“value”:”

O governo anunciou em agosto um investimento de R$ 23 bilhões em IA até 2028, por meio do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O advogado Ticiano Gadelha, conselheiro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), no entanto, alerta que a aplicação desses recursos pode “sair pela culatra” e se tornar “lucro alheio” caso a gestão petista não estabeleça regras para proteger a propriedade intelectual em um cenário de uso massivo de IA.

“Não adianta investir bilhões em tecnologia se o Brasil abrir mão de proteger quem cria. Sem um sistema robusto de propriedade intelectual, corremos o risco de financiar inovação aqui para ver os lucros ficarem lá fora. O governo precisa decidir se quer liderar ou ser apenas um laboratório de Big Techs”, diz Gadelha.

O plano de investimentos em IA prevê ações para infraestrutura, capacitação e inovação, mas a avaliação do setor é que, sem a regulação da propriedade intelectual, as startups nacionais sofrerão insegurança jurídica, enquanto as Big Techs estrangeiras podem avançar sobre dados e criações brasileiras sem contrapartida econômica.

Gadelha defende também mais verba no Orçamento para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), responsável pela análise e concessão de patentes no País.

Na Câmara, um projeto para regular a IA tramita em uma comissão especial presidida pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR). O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Marketing concept with artificial intelligence, new market research paradigms, business development system with ai. Modern digital technology to sell with AI.
Inteligência Artificial
Marketing concept with artificial intelligence, new market research paradigms, business development system with ai. Modern digital technology to sell with AI.
Inteligência Artificial

“}]] 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *