26 de junho de 2026
Salvador

Após paralisação dos garis, Limpurb prioriza hospitais, feiras e locais de grande circulação e deve normalizar coleta até este sábado (27)

Foto: Ascom Limpurb

O serviço de coleta de lixo em Salvador deve ser regularizado até o final deste sábado (27), após a paralisação nacional dos agentes de limpeza ocorrida esta semana. Segundo Marco Bandeira, gerente de operações da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), um plano de contingência estabeleceu as prioridades no processo de retomada do serviço nos últimos dias.

“Após as 48 horas de paralisação, a Limpurb montou um plano de contingência. Esse plano teve etapas de prioridade. A primeira prioridade foi a área da saúde em geral: hospitais, UPAs, maternidades, centros médicos, entre outros. Em seguida, priorizamos as áreas das feiras e mercados, além dos locais de grande circulação de pessoas, para depois adentrarmos nos bairros, como já estamos fazendo”, explicou o gerente.

Além da coleta dos resíduos, a Limpurb também intensificou o serviço de lavagem nos locais onde ocorreu maior acúmulo de lixo. “A Limpub não para, estamos trabalhando 24 horas com 100% dos equipamentos nas ruas, dando o máximo para normalizar o quanto antes essa situação”, acrescentou Bandeira.

A paralisação nacional dos garis e margaridas ocorreu na última segunda (22) e terça-feira (23), em um período marcado pelo aumento significativo da produção de lixo na cidade, devido à influência do São João e Copa do Mundo.

A Limpurb montou uma operação de contingência desde a última terça para regularizar a coleta de resíduos na capital baiana. Com medidas simples, no entanto, a população pode ajudar a agilizar o serviço através do descarte correto. É fundamental ensacar corretamente os resíduos. Além de evitar a atração de insetos e roedores que transmitem doenças, o ensacamento facilita e agiliza o trabalho dos agentes, que podem se dedicar à limpeza de mais localidades em menos tempo.