10 de setembro de 2025
Politica

Paraná tem maior crescimento do País, vira vitrine e anima aliados de Ratinho para 2026

O Paraná foi o Estado que mais cresceu no País no primeiro semestre do ano, com alta de 6,1%. Esse resultado deu nova vitrine para o governador Ratinho Júnior (PSD) e animou os aliados que defendem sua candidatura presidencial em 2026. O governador é um dos cotados para concorrer ao Planalto e tem apoio do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para entrar na disputa.

Ter dados positivos da gestão paranaense para mostrar se encaixa na estratégia de Ratinho de evitar temas da polarização, como a anistia aos condenados do 8/1. Também ajuda-o na oratória para tentar convencer empresários e a população de que é uma alternativa viável.

Apesar de ter submergido do cenário nacional nas últimas semanas, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), Ratinho continua se movimentando nos bastidores para se cacifar na corrida à Presidência da República.

Nas conversas, apresenta os números. A atividade econômica do Paraná teve alta foi de 6,1% nos primeiros seis meses de 2025, na comparação com igual período de 2024, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Em segundo lugar, ficou Santa Catarina, com aumento de 6,05%. Um dos pilares da economia local é o agronegócio, que registrou aumento de 21,8% na mesma base comparativa.

Como mostrou a Coluna do Estadão, em julho, Ratinho se reuniu com um grupo de empresários em São Paulo. O objetivo foi atrair investimentos ao Paraná e, de quebra, reforçar a busca por apoio no setor privado para disputar a Presidência em 2026.

Em maio, como também mostrou a Coluna, Ratinho fez barulho com ações do governo na segurança pública, que tende a ser um dos principais temas da eleição de 2026 ao Planalto.

O candidato favorito do empresariado e dos partidos de direita é Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas o mergulho do governador de São Paulo na campanha pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais réus e condenados do 8 de janeiro incomoda setores econômicos. Logo, o segundo pelotão está a postos para assumir a missão se for necessário. Tarcísio e Ratinho já apareceram em pesquisas recentes empatados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto do segundo.

Disputa interna no PSD

Na semana passada, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, esteve no Rio Grande do Sul e, segundo aliados, constatou que o governador Eduardo Leite mantém disposição de se colocar também como uma alternativa ao Planalto.

Leite filiou-se recentemente ao PSD, depois de passar décadas no PSDB. Outra opção para o gaúcho é concorrer a uma vaga no Congresso. Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira, 3, mostra Leite em primeiro lugar na disputa pelo Senado, com 45%, seguido de Manuela D’Ávila (sem partido), com 24%, e Marcel Van Hattem (Novo), com 17%.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD)
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *