21 de setembro de 2025
Politica

Alcolumbre assume papel de ‘algoz’ da oposição e surpreende até aliados de Lula

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu de vez o papel de “algoz” da oposição e tem surpreendido até aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sua “inabalável” postura governista. Nas últimas semanas, o parlamentar foi firme no posicionamento contrário à anistia “ampla, geral e irrestrita” defendida pelo PL, travou a PEC da Blindagem encampada por bolsonaristas e fez críticas contundentes à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

“Alcolumbre tem que defender o Congresso. Essa é a função principal dele”, reagiu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em conversa com a Coluna do Estadão. Procurado, Alcolumbre não comentou.

Além disso, o presidente do Senado também decidiu manter seus indicados na Esplanada mesmo com o rompimento de seu partido, o União Brasil, com o Palácio do Planalto.

Integrantes do Planalto ouvidos pela Coluna dizem que a relação com o Congresso tem sido o inverso do previsto. No início do ano, os lulistas esperavam calmaria na Câmara com Hugo Motta (Republicanos-PB) e dificuldades no Senado com Alcolumbre. Agora, perderam a confiança no deputado e apostam todas as fichas no senador.

Governistas observam que o clima no Senado hoje é mais tranquilo até que na gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O antecessor de Alcolumbre chegou a devolver a Lula uma MP e deu andamento a uma PEC contra o STF

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado
Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *