Encontro de carros antigos movimenta região da Barra neste domingo (28)

Fotos: Divulgação
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS
Neste domingo (28), o trecho de orla entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra será palco para um encontro com o passado. No âmbito do Festival da Primavera, evento promovido pela Prefeitura de Salvador, acontece o Encontro de Carros Antigos do Veteran Car Club, das 10h às 17h.
Na programação, totalmente gratuita, além da exposição dos veículos que ajudaram a fazer a história do automobilismo, haverá música, gastronomia e uma série de atrativos para proporcionar ao público essa viagem ao passado, seja como piloto ou no banco do carona.
O presidente do Veteran Car Club da Bahia, Fernando Oliveira, destaca a importância de apresentar à nova geração os frutos da era de ouro do automobilismo. “Chegamos à segunda edição desse evento, que é uma exposição de carros antigos. É muito importante preservar e expor para os saudosos veteranos que curtiram esses veículos em sua infância, trazendo suas histórias com os carros dos avós, de viagens, onde aprenderam a dirigir, e por aí vai. Isso mostra também ao público jovem, que não viveu esses tempos de ouro, as raridades que tanto atraem olhares por onde passam”, explica.
Na exposição, os visitantes poderão conhecer também a história da indústria automotiva brasileira, incluindo o primeiro veículo fabricado no país, construído em 1956, da fábrica DKW do Brasil: uma perua antes chamada de Pracinha e, posteriormente, Vemaguet.
O presidente do Veteran Car Club da Bahia lembra que a DKW Vemag foi a primeira fábrica brasileira, que construía veículos e máquinas, e passou a fabricar o Vemaguet Pracinha, o Belcar e o Jeep Candango, que antes eram feitos pela Auto Union (atualmente Audi) na Alemanha.
“Também apresentaremos na exposição os clássicos americanos das décadas de 50, 60 e 70 com bastantes detalhes, verdadeiras raridades que fazem parte do acervo do Veteran Car Club da Bahia”, destaca Fernando.