20 de outubro de 2025
Politica

Pablo Marçal: TRE-SP marca julgamento no plenário de ações que tornaram ex-coach inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) marcou para 6 de novembro o julgamento de dois processos judiciais que tornaram o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) inelegível por oito anos. As sentenças foram dadas por um juiz de 1ª instância e agora serão analisadas pelo plenário da Corte, presidida pelo desembargador Silmar Fernandes. Marçal diz que cumpriu todos os requisitos legais durante a campanha de 2024.

A primeira condenação foi em fevereiro, em ação movida pelo PSB e pelo PSOL contra um vídeo divulgado por Marçal durante a disputa pela Prefeitura de São Paulo, no ano passado. Na publicação, ele afirma que venderia seu apoio a candidatos a vereador de “perfil de direita” em troca de doação de R$ 5 mil para sua campanha.

Em abril, Marçal foi novamente condenado, dessa vez por abuso de poder econômico, captação ilícita de recursos e uso indevido de meio de comunicação social. A ação, movida pelo PSB, cita canal do ex-coach na rede social Discord durante a eleição. Na plataforma de mensagens, ele organizou campeonatos com prêmio em dinheiro para usuários que gerassem o maior número de visualizações de conteúdo em seu favor.

As duas condenações foram dadas pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Em nota, Marçal se disse confiante. “Cumprimos todos os requisitos legais durante a campanha. Confio na Justiça e estou certo de que vamos reverter”, afirmou.

Terceira condenação de Marçal

Marçal foi condenado pela terceira vez em julho, também por abuso de poder econômico, captação ilícita de recursos e uso indevido dos meios de comunicação social. As denúncias apresentaram sorteios nas redes sociais, ataques a adversários e questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral. Essa ação, contudo, ainda não está liberada para julgamento no plenário do TRE-SP.

Pablo Marçal (PRTB), ex-coach
Pablo Marçal (PRTB), ex-coach

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *